Ginecomastia e Mastopexia | Dra Katia Ferrer
top of page

Ginecomastia e Mastopexia

Logo Dra Katia Ferrer site_Prancheta 1_e
3-Ginecomastia-scaled.jpg

A Ginecomastia é uma entidade patológica que atinge homens, onde há o desenvolvimento anormal da glândula mamária, pode ser acompanhada ou não de aumento de gordura (lipomastia ou pseudoginecomastia), conferindo um aspecto feminino às mamas masculinas, muitas vezes com dor local. Tem múltiplas etiologias, como puberdade (normal), tumores com excesso de estrógenos, doenças que alteram a testosterona, medicamentos, trauma, etc.

 

Primeiro, precisamos entender que tanto a mama masculina como a feminina são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo, que é gordura. Mas, nos homens, não há estímulo hormonal para que ocorra um crescimento da glândula na adolescência -- como ocorre com as mulheres. A ginecomastia, portanto, acontece quando ocorre o desenvolvimento da glândula mamária. Atualmente, estima-se uma incidência de até 36% da ginecomastia, mas há picos na adolescência (podendo chegar a 64%) e nos idosos (até 60%).

O que é Ginecomastia?

Consulta particular ou por convênio

Entre em contato para mais informações

Indicações para Mastopexia

A ginecomastia pode causar grande constrangimento e sofrimento psicológico ao paciente, principalmente aos adolescentes, interferindo de sobre maneira em sua auto-estima. Pois é importante nesta fase da vida se apresentarem bem e confiantes para participarem de atividades sociais, como praia, piscina, futebol, em que precisam tirar a camisa. A cirurgia corretiva vai contribuir para estarem bem inseridos no seu grupo

​

O tratamento cirúrgico requer incisão periareolar, dissecção extensa e ressecção de excessos de tecidos mamários, abaixo da aréola, transformando-a em um retalho. Em casos de excesso de pele periareolar temos que fazer a retirada desta. Deixamos dreno de sucção continua. O procedimento é feito sob anestesia geral e necessita de 01 dia de internação (pernoite). A cirurgia é de médio para grande porte, dependendo do volume da ginecomastia. 

​

Outro tipo de aumento das mamas é conhecido como falsa ginecomastia, pseudo ginecomastia ou lipomastia. Nesse caso de aumento da região mamária se deve às custas de aumento de gordura, deve se proceder lipoaspiração. Está associada à obesidade e sobrepeso. Neste caso, não existe o desenvolvimento da glândula mamária, somente excesso de gordura, por isso é considerada cirurgia estética e sem cobertura pelos planos de saúde.

O diagnostico diferencial é feito por ultrassom, que vai revelar a presença ou não de aumento de estroma mamário.


O tratamento cirúrgico é indicado para todos aqueles casos de ginecomastia, principalmente os casos duradouros, quando não regride espontaneamente em um prazo máximo de 02 anos. Indica-se a cirurgia também para todos aqueles que a ginecomastia esteja causando desconforto, dor ou sofrimento psicológico ao paciente, principalmente para os adolescentes.

 

Hoje, o procedimento para correção da ginecomastia é bastante seguro, é realizado sob anestesia geral, com internação de 01 dia. O tratamento cirúrgico permite a remoção do excesso de tecido mamário, bem como a redução do diâmetro da aréola e do excesso de pele ao redor da aréola.

 

No caso de excessos de pele com mamas caídas, a cirurgia realizada é a mastopexia masculina, onde as mamas são reduzidas e reposicionadas em local mais alto, sempre respeitando alguns aspectos próprios das mamas masculinas, como forma, posição. Assim evita-se cicatriz em T, estigmatizante da plástica mamária feminina. A mastopexia é muito indicada para aqueles homens que perderam muito peso, ou por emagrecimento após tratamento clínico ou após cirurgia bariátrica.

 

Nos casos em que há excesso de gordura nas mamas, uma lipoaspiração também pode ser realizada, associada a retirada do excesso de glândula mamária. Mas se o caso não tem excesso de glândula e o volume aumentado se dá exclusivamente por excesso de gordura (lipomastia) então o tratamento se faz com Lipoaspiração somente.

 

Após a cirurgia o paciente usa um dreno que é retirado em poucos dias. Usa uma camiseta cirúrgica compressiva por 02 meses, e deve guardar repouso por 01 a 02 meses.

​Vídeos Relacionados

Sobre a Dra. Katia Ferrer

Cirurgia Plástica em São José dos Campos - SP

Cirurgiã Plástica Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Olá eu sou Katia dos Santos Ferrer Marini, médica com formação em Cirurgia Geral e especialização em Cirurgia Plástica. Minha jornada começou em Itajubá, onde me formei em Medicina, e prossegui para minha residência em Cirurgia Geral e posteriormente em Cirurgia Plástica. Desenvolvi expertise em subespecialidades como Reconstrução de Mama, Melanoma e Pé Diabético. Dediquei 18 anos ao serviço de Cirurgia Plástica Reparadora e Reconstrutora no Hospital Municipal de São José dos Campos.

​

Hoje, atendo em minha clínica particular e diversos hospitais, oferecendo serviços de cirurgia reparadora e reconstrutora, cirurgia pós-bariátrica e estética. Meu compromisso é oferecer cuidados de alta qualidade a todos os meus pacientes, combinando minha ampla experiência profissional com uma abordagem centrada no paciente.

DSC_0428_edited.jpg

Entre em contato

Logo Dra Katia Ferrer site_Prancheta 1.png
Logo Dra Katia Ferrer site-02.png

Endereço

R. Euclídes Miragaia, 145 - Centro,
São José dos Campos - SP, 12245-820

Responsável Técnico: Dra. Katia dos Santos Ferrer Marini CRM-SP 111.884

Copyright © Dra. Katia Ferrer - Todos os direitos reservados

bottom of page